Cidades

Conheça as melhores escolas públicas de Guarulhos segundo o Ideb

O ensino fundamental em Guarulhos – etapa que vai do 1º ao 5º ano – superou a média estabelecida para 2017 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme matéria publicada nesta terça-feira, 4/09, aqui no GuarulhosWeb. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e que abrange a rede pública de ensino da cidade, o ensino fundamental em Guarulhos alcançou 6,3 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,9.
 
A reportagem apurou quais foram as escolas públicas da cidade que mais contribuíram para esse resultado. Entre as escolas municipais, ficaram com o melhor índice no Ideb a EPG Inez Rizzatto Rodrigues, no Jardim Aracília, e a EPG José Jorge Pereira, no Itapegica, ambas com nota 7,5.
 
Apesar da nota igual, o desempenho da escola José Jorge Pereira foi ainda melhor, diante da meta estabelecida para ela pelo Ideb: 5,1. A escola Inez Rizzatto tinha meta de 6,5 para 2017.
 
Entre os estabelecimentos de ensino estaduais na cidade, destacaram-se a Escola Professora Jocila Pereira Guimarães, na Vila Galvão, e a Escola Professor Estevam Dias Tavares, na Vila Nova Bonsucesso. Com índice 7,4, foram as melhores estaduais. A Escola Jocila superou a meta em 1,1. A Escola Estevam Tavares superou o estabelecido em 1,0.
 
Aproveitamento
O Ideb avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. A meta para o Brasil é alcançar a média 6,0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
 
Em Guarulhos, o resultado foi positivo para a maioria das escolas avaliadas. Elas superaram essa meta nacional estipulada para 2021 já no ano passado.
 
Entre as 93 escolas municipais, 80 participaram do Ideb e 63 ficaram com índice superior aos 6,0 pretendidos pelo MEC. Entre as 97 estaduais, 58 participaram e apenas 8 ficaram abaixo do índice 6,0.
 
“Apesar do crescimento observado em alguns estados e municípios, o país ainda está distante da meta projetada”, avalia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Ideb, que é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

Posso ajudar?