A Secretaria de Assuntos Difusos, por meio da Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR), vem realizando uma série de formações para estimular educadores e profissionais da saúde quanto ao trato referente às relações étnico-raciais. Nesta quinta–feira, 13/09, das 19h às 22h, haverá formação para os profissionais da educação, com aulas teóricas e atividades externas, com o intuito de aproximar as culturas africana e indígena da realidade dos participantes. Já nos dias 17 e 18 de setembro, das 8h às 17h, a formação contemplará servidores da UBS Dinamarca – referência no atendimento à população acampada, como os ciganos. As atividades ocorrerão no Adamastor Centro.
A formação dos profissionais da UBS Dinamarca e supervisores de saúde será sobre a saúde da população cigana. O curso tem a parceria da Secretaria de Saúde e o objetivo é passar mais informações sobre essa parcela da população.
Já na área da educação, a Subsecretaria da Igualdade Racial, em parceria com o Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP -Secretaria de Educação), vem realizando, desde o dia 16 de agosto, formações com profissionais da educação e demais interessados. O curso acontece no Adamastor, das 19h às 22h, com carga horária de 60h e visa sensibilizar e qualificar, por meio de abordagem da temática negra, indígena e migrante a desconstrução e reconstrução crítica dos saberes acerca destas populações.