Cidades

Doenças causadas pelo aedes aegypti continuam a fazer vítimas em Guarulhos

O combate ao mosquito aedes aegypti deve se tornar um hábito para evitar as doenças transmitidas pelo inseto. Neste ano, Guarulhos registrou cinco casos de chikungunya, 70 casos de dengue e nenhum de zika vírus. Com relação à febre amarela, alvo de campanha nacional, foram confirmados 61 casos silvestre na cidade, sendo que 40 foram importados de outros locais e 21 contraíram a doença aqui na cidade – dados de outubro de 2017 até quarta-feira, 05/09.
 
Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito devem ser constantes. É importante manter os imóveis limpos, livres de entulho, eliminando todo e qualquer objeto que possa acumular água limpa e parada.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, 905.704 pessoas no município foram vacinadas contra a febre amarela. Com relação ao número total de habitantes da cidade equivalente a 1,3 milhões – segundo dados do IBGE – cerca de 406.493 pessoas ainda precisariam ser vacinadas. O que não seria uma realidade, uma vez que as doses sempre estiveram disponíveis para as pessoas com viagem marcada para outros locais do país e do exterior, que já eram consideradas áreas de risco.  
 
Em abril de 2017, o Ministério da Saúde passou a indicar a dose única contra a febre amarela, com base em estudos científicos que comprovam a eficácia de somente uma aplicação. Sendo assim, crianças e adultos que já tomaram a vacina, não precisam mais se imunizar contra a doença ao longo da vida.
 
A Secretaria de Saúde afirma que está incentivando a população que ainda não se vacinou a procurar uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina, antes do próximo período de sazonalidade da doença (primavera e verão).
 
É muito importante que as pessoas se vacinem antes do período de festas e férias, quando muitos se deslocam para o litoral onde, neste momento, apresenta morte de macacos. A doença ainda está presente nas áreas da Mata Atlântica e todas as pessoas devem estar imunizadas pelo menos 10 dias antes de percorrer estes locais.
 

Posso ajudar?