Na manhã desta sexta-feira (5), pais de alunos da EPG Amador Bueno, no Taboão, participaram da campanha Outubro Rosa, com palestras sobre prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, doação de lenços, corte e doação de cabelo. A iniciativa, que dedica todo o mês de outubro ao combate da doença, envolveu a equipe escolar e a comunidade, e contou com a parceria da Secretaria da Saúde, enfatizando os cuidados com a saúde da mulher.
A ação destacou a importância da mulher conhecer seu próprio corpo, identificando por meio do autoexame o surgimento de caroços na região das mamas e, principalmente, da realização da mamografia, exame que facilita o diagnóstico da doença.
Para Maria Verônica Siqueira Gurgel, enfermeira da UBS Taboão, parcerias como a firmada com a Secretaria da Saúde são essenciais para que a população possa desmistificar o câncer e aumentar as chances de cura. “Muitas mulheres não se tocam, não se conhecem, rejeitando seu próprio corpo. Primeiramente a mulher precisa se amar para se cuidar, não pode ser considerado um tabu falar sobre esse assunto”, explica Maria Verônica.
A ação social contou ainda com o apoio do Instituto Embelleze e do salão de cabeleireiro Stilo F – By Fernanda, onde as mães, crianças e funcionários da escola puderam cortar e doar seus cabelos à ONG Oncoamigo, de Guarulhos.
“O cabelo é a moldura do rosto e quando a pessoa está com essa doença, sua autoestima é abalada. A ideia de deixar meu cabelo crescer e cortá-lo especialmente hoje surgiu quando estava numa sala de espera para fazer o exame de mamografia e, conversando, com outras mulheres, percebi a necessidade que elas têm de manter o cabelo, por isso, muitas usam perucas”, lembrou a vice-diretora Zenilma da Silva Souza, sobre a decisão de cortar parte do cabelo, fortalecendo ações preventivas como essa.
Durante o evento foi possível sentir toda emoção nos olhos daqueles que idealizaram o projeto. A diretora da EPG Amador Bueno, Maria Genaina Reder, estava maravilhada com os resultados alcançados. “Não imaginávamos a repercussão que teria essa ação, ver o fruto do nosso planejamento e dedicação é um privilégio, com isso todos ganham.” agradeceu Maria Genaina.