Depois de sete anos, os agentes de trânsito de Guarulhos conseguiram ver atendida uma antiga reivindicação da categoria: começou nesta segunda-feira (dia 22) o curso de Atualização Profissional de Agentes da Autoridade de Trânsito, no Adamastor Centro, na avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo.
A atividade está dividida em duas etapas: 50 profissionais farão o curso de 22 a 29, com carga de 48 horas, e a segunda turma, formada por 50 agentes, de 5 a 12 de novembro. A realização é da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).
As aulas são sobre legislação e fiscalização, ética e cidadania, além da parte operacional. Os participantes também irão receber amplo material, apostilas e o Código de Trânsito atualizado. O curso atende a norma da portaria 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
Na abertura, o secretário Giuliano Locanto falou da sua satisfação em poder proporcionar esse primeiro curso. “Ficamos mais de um ano planejando e capitalizando verba. Espero que todos os agentes aproveitem muito bem esse curso", disse.
Os trabalhos estão sendo realizados em conjunto com o Ceat (Centro de Estudos Avançados e Treinamento de Trânsito). O secretário-adjunto, Márcio José Pontes, ressaltou a importância de uma parceria tão especializada. "A capacitação é uma forma de valorização profissional, de crescimento e muito conhecimento. Os agentes de trânsito são o suporte e a alma dessa secretaria. Eu e o secretário Giuliano somos temporários, mas vocês não. Temos que investir, cada vez mais, em engenharia, fiscalização e educação de trânsito", finalizou.
Também estiveram presentes os diretores de Mobilidade Urbana, Styvenson Noburu Koga, e o diretor de Transportes, Oscar Kaari.