Nesta quinta-feira (25), Dia do Dentista, os profissionais da rede municipal de Saúde assistiram a palestra “Leve a Vida Leve”, do psicólogo e master coaching, Thiago Gobbi, master em programação neurolinguística e especialista em gestão de pessoas. A palestra, proferida gratuitamente, reuniu cerca de 200 pessoas no Adamastor Centro.
O afeto nas relações interpessoais, a importância de se viver o momento presente e dos relacionamentos saudáveis, o poder do perdão na saúde física e emocional, além da construção de um projeto de vida foram os temas tratados pelo especialista. Thiago Gobbi, que também é hipnoterapeuta, classifica sua palestra como transformadora, no sentido de reconectar o ser humano profissional com ele mesmo.
“Com o passar do tempo, a gente acaba se desconectando conosco e nos conectando mais com o mundo externo. Então quando fazemos o caminho de volta nos transformamos, permitindo-nos um novo olhar enquanto pessoa, ser humano e profissional”, disse. E para fazer essa conexão, o especialista aplica técnicas e ferramentas da psicologia, bem como da Gestalt terapêutica, no âmbito do sentir: “o que cada um sente ao entrar em contato consigo mesmo, com suas emoções e memórias”.
Além disso, o master coaching explicou que utiliza algumas técnicas da programação neurolinguística e hipinoterapia, que fazem com que a pessoa possa olhar para dentro de si e fazer as pazes consigo. “Muitas vezes, a gente não consegue se perdoar e, quando isso acontece, é difícil de perdoar o outro e de pedir perdão. Então fazer essa reconexão é muito importante para a gente atuar em qualquer área da vida”, disse.
Segundo explicou o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Denilson Toguchi, a iniciativa teve por objetivo investir no trabalhador enquanto indivíduo. E foi o que de fato ocorreu com alguns dos participantes, como o cirurgião dentista João Peres, para quem a palestra foi motivadora e positiva. “A ideia é muito legal, porque fortalece o profissional e isso vai refletir no atendimento à população. Além disso, iniciativas com essa vertente humanizadora unem a classe”, elogiou.
Da mesma forma, a cirurgião dentista Desdemona Cagnone enalteceu a atividade proposta para marcar a data. “Achei muito boa, porque contribui para o crescimento emocional e propõe uma reflexão, ou seja, nos faz repensar em nossos valores e perceber que a vida não é só trabalho”, disse.