Cidades

Conselhos municipais de segurança alimentar ganham plataforma virtual

Uma nova ferramenta para consulta da situação dos conselhos municipais do Estado de São Paulo que atuam na política de segurança alimentar e nutricional foi lançada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).
 
A plataforma on-line disponível no site do Consea/SP (www.consea.sp.gov.br) permite aos agentes públicos a possibilidade de estruturar ações e estratégias para atuar na política local. Porém, a participação e controle social estão ainda em um processo de construção do desenvolvimento da política pública. 
 
Levantamento feito pela Secretaria-executiva do Consea/SP que engloba os meses de abril a outubro de 2018 revelou que 373 cidades no território estadual contam com a legislação que cria o conselho municipal – levando em consideração as cidades que não responderam ao questionário em 2017.
 
Os dados foram coletados de fontes como o Ministério Público, câmaras municipais, departamentos jurídicos municipais e gabinetes das prefeituras, visando cruzar informações e consolidar o documento final.
 
O resultado foi apresentado na última reunião do Consea/SP, em 17 de outubro, pelo secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/SP), José Valverde.
 
Na ocasião, Valverde ressaltou que o trabalho, a partir de agora, é fomentar junto às comissões regionais as ações estratégicas para a reativação dos conselhos municipais, considerando a necessidade e importância do desenvolvimento da política pública. “Estamos partindo de um resultado, que nos permitirá um grande desafio, que é fortalecer a política de segurança alimentar nos municípios.”
 
Diagnóstico
 
Dos 373 municípios, 117 estão ativos e 256 estão inativos. E não foi encontrada legislação em 272 cidades consultadas. O Consea/SP é dividido em 16 comissões regionais que abrangem os 645 municípios paulistas. Para mais informações, acesse o site www.consea.sp.gov.br.

Posso ajudar?