Cidades

Checagem toma tempo, mas é o caminho necessário contra as fake news, diz especialista

Na última entrevista da série que o GuarulhosWeb fez a respeito das notícias falsas, durante o projeto “Jornalismo em Movimento – Combate às fake news”, nesta semana, o jornalista Thiago Kaczuroski, professor da São Paulo Digital School e especialista em redes sociais, alertou para a necessidade da checagem das informações antes de qualquer propagação na internet.
 
“Sempre que receber algo, vá atrás. Você vai perder um tempo lendo, clicando, pesquisando, mas isso compensa. A velocidade da internet ajudou na propagação de conteúdos, muitos deles falsos, e isso afeta a nossa vida das mais diversas formas”, alertou, na manhã desta sexta-feira, 9/11, no Bosque Maia. O GuarulhosWeb entrevistou Kazu (como ele é conhecido) na carreta do projeto, do qual o portal é parceiro.
 
CONFIRA O VÍDEO:
 
 

Guarulhosweb TV

 
O Projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada,Boatos.org, Canaltech e UOL. Após estacionar em Guarulhos a carreta segue para as cidades de Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo e São Paulo.
 
Thiago Kazu disse que é preciso entender que as fake news sempre existiram, mas que as ferramentas tecnológicas ampliaram seu poder. “Mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais e grande maioria consome notícias dentro das ferramentas. Isso aumenta demais a responsabilidade de quem publica e de quem consome”.
 
Essa responsabilidade passa, segundo Kazu, por uma educação digital. “As pessoas precisam entender como as redes sociais funcionam. São empresas, com metas a atingir. Visam lucro, têm interesses. E não se pode ser ingênuo. Todos nós damos de graça tudo o que eles precisam: todas as informações necessárias para que o perfil seja traçado e explorado por elas”, lembrou, apontando para a questão da privacidade. “Se você quiser ter totalmente uma privacidade, não faça parte dessas redes. É o único jeito de você estar imune. Quando você aceita participar está também aceitando as regras de como o mercado funciona”.
 
O Projeto Jornalismo em Movimento – Combate às Fake News é uma iniciativa da DeMello Consultoria, Truckvan e Grupo Band Rádios e conta com patrocínio da Anhanguera Educacional por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Apoio institucional da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e parceria da Comunicação Integrada,Boatos.org, Canaltech e UOL.
 
Após estacionar em Guarulhos a carreta segue para as cidades de Osasco, Taboão da Serra e São Bernardo do Campo e capital de São Paulo. 
 
Programação
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 19h
Os horários sofrerão alterações em dias de transmissão ao vivo do Grupo Band Rádios
 
6 A 11 DE NOVEMBRO
Cidade: Guarulhos
Local: Parque Bosque Maia
 
13 A 18 DE NOVEMBRO 
Cidade: Osasco
Local: Entrada do Super Shopping Osasco 
 
20 A 25 DE NOVEMBRO 
Cidade: Taboão da Serra
Local: Praça Nicola Vivilechio
 
27 DE NOVEMBRO A 2 DE DEZEMBRO 
Cidade: São Bernardo
Local: Praça da Matriz
 
04 A 16 DE DEZEMBRO (não haverá ação na segunda-feira, dia 10/12)
Cidade: São Paulo
Local: Largo da Batata
 

Posso ajudar?