Na última terça-feira (13), cerca de 140 estudantes das turmas dos 5º anos da EPG Silvia de Cássia Matias, no Taboão, receberam certificados de conclusão do curso de prevenção ao uso de drogas, ministrado pelo Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos. Na oportunidade, guardas-civis de Arujá também receberam certificados de qualificação no programa. Pela manhã, outros alunos já tinham recebido a certificação.
Realizado em 11 encontros, o programa educativo é resultado de uma parceria entre as secretarias de Assuntos para Segurança Pública (SASP) e Educação. Na programação, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direito e deveres, autoestima, e drogas lícitas e ilícitas, com ênfase na valorização da família, do estudo e da amizade. A iniciativa já beneficiou mais de 250 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos com palestras e cursos socioeducativos e preventivos.
Presente à formatura, o secretário de Segurança Pública, Gilvan Passos, fez questão de ressaltar que o mais importante para as famílias são as crianças. “Vocês são o verdadeiro tesouro de suas famílias. Temos passado por várias escolas para passarmos um pouco na nossa experiência para vocês. Com o ensinamento dentro de casa e o acompanhamento na escola. Vocês não serão influenciados e sim influenciadores de seus amigos e vizinhos. Tenho certeza que daqui sairão engenheiros, advogados, empresários, médicos e políticos que vão fazer a diferença para esta nação”, frisou.
Já o coordenador do projeto, Washington Luiz de Santana falou que quando se investe em educação e segurança, na verdade se investe na família. “A Escola é um agente de promoção social. Essa parceria só traz o bem, benefícios para as crianças e para todos. O Guard só existe por vocês crianças. Daqui sairão grandes profissionais e, acima de tudo, grandes seres humanos”.
Guard
Criado em 2006, o projeto inicialmente atendeu aos filhos de guardas-civis municipais, num total de 44 crianças. A ideia surgiu após capacitação de GCMs junto ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). No início eram somente as escolas municipais, a partir de 2008, o trabalho foi ampliado para as escolas estaduais também. O Guard Guarulhos é considerado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como um dos principais programas preventivos em escolas.
Os trabalhos desenvolvidos para as crianças de 10 a 12 anos é chamado de Sementinha. Já para os maiores, o curso é chamado de Trocando Ideias. A equipe que oferece os cursos de prevenção ao uso de drogas conta com oficiais com especialização e tem como objetivo reduzir a violência escolar, familiar e social, orientando os munícipes sobre a prevenção do uso indevido de drogas.
Para a diretora da EPG, Paula Maria Nascimento, que trabalha há três anos na unidade, o trabalho da Guard é muito importante para as crianças. “Há algum tempo, estávamos reivindicando a presença do Guard na escola. Nós queremos mudar algumas coisas aqui, mas não é mudando as pessoas que conseguimos mudar. Se queremos um mundo melhor, a mudança começa por nós, quero ouvir da família dos alunos: que o filho não se perdeu no caminho por causa da educação e ficar feliz em saber que a escola colaborou com isso”, salientou.
A formatura contou com as presenças de familiares, comunidade e educadores. Fizeram parte da mesa e das entregas dos certificados, o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos; o coordenador pedagógico do Guard, Washington Luiz de Santana; a diretora da EPG, Paula Maria do Nascimento; a vice-diretora Patrícia Belotti, a coordenadora pedagógica Célia Regina Castanharo, o inspetor Victor da GCM e o comandante da GCM de Arujá, coronel Silva.