As obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que ligarão a Vila Prudente, na Zona Leste da Capital, a Guarulhos (nas estações Ponte Grande e Dutra, ao lado do Internacional Shopping), estão paradas desde meados de 2014, quando a crise econômica fez com que o governo do estado paralisasse o projeto. Um relatório de obras do Metrô, do último mês de setembro, aponta que um novo cronograma de obras deve ser estabelecido em março de 2019. E que a construção da extensão será feita em duas fases: o trecho Vila Prudente – Vila Formosa; e, depois, o trecho Vila Formosa – Dutra.
Antiga reivindicação dos guarulhenses, a ligação por Metrô da segunda maior cidade do Estado com a Capital chegou a avançar em 2013, quando a Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô anunciou que estudos constataram a necessidade de mais uma estação no prolongamento da Linha 2-Verde e alterou o projeto inicial, que previa a estação final (Dutra) ainda em território paulistano, no bairro Parque Novo Mundo.
Ficou definido, então, que a extensão chegaria a Guarulhos, com a estação Ponte Grande (que atenderá, em média, 11,5 mil passageiros por dia) e a estação Dutra (92 mil entradas por dia), no Itapegica, com integração com ônibus municipais e intermunicipais.
O projeto básico foi contratado ainda em 2013. Em abril de 2014, o projeto de obra civil foi assinado e o decreto de desapropriações de áreas na Zona Leste também saiu. Mas, com a crise econômica pela qual o País passava, o projeto foi congelado.
A extensão da Linha 2-Verde terá 13 estações e 14,4 km, com custo aproximado de R$ 10 bilhões. Hoje, a linha liga a Vila Madalena à Vila Prudente. As novas estações serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra. Com o prolongamento, a Linha 2-Verde vai interligar com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha.
No primeiro semestre deste ano foram inauguradas as estações da CPTM em Guarulhos: Cecap e Aeroporto, pela Linha 13-Jade.
As obras do Metrô ainda deverão ser validadas pela nova equipe do governador eleito João Doria.