Cidades

Movimenta Saúde encerra o ano com atividades no Parque Fracalanza neste sábado

Depois de levar atividades físicas aos sábados para diversos bairros das quatro regiões de saúde de Guarulhos (Centro, Cantareira, São João/Bonsucesso e Pimentas/Cumbica), o programa Movimenta Saúde encerra a programação anual neste sábado, 15/12, na região central da cidade, no Parque Júlio Fracalanza, com exercícios adaptados e circuito de sensibilidade, das 8 às 11h.
 
 
As atividades serão coordenadas por três educadores físicos de diferentes Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e um do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics), localizado dentro do Fracalanza.
 
 
Segundo a equipe, os circuitos foram elaborados para que qualquer pessoa possa participar. Nas atividades adaptadas será trabalhado o equilíbrio, força e a coordenação motora. Já no circuito de sensibilidade serão desenvolvidas dinâmicas em grupo, nas quais todos os sentidos humanos serão explorados.
 
 
A atividade é gratuita e aberta à população. Interessados em participar devem comparecer ao local (Rua Joaquim Miranda, 471 – Vl Augusta) na data e horário marcados, com roupas leves, tênis e garrafinha de água.
 
 
Contra a inatividade física
Em junho deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o plano de ação global sobre atividade física e saúde (2018-2030) com o objetivo de reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030. A primeira pesquisa feita pela organização, para estimar as tendências globais relativas ao tema ao longo do tempo (2001-2016), constatou que mais de um quarto da população adulta mundial não praticou atividade física suficiente em 2016, que seria pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana, o que é recomendado pela OMS para pessoas entre 18 e 64 anos.
 
 
Segundo a OMS, a inatividade física regular, aumenta o risco de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer e diabetes, quedas e doenças mentais. Além disso, foi observado no estudo que, entre as regiões com maior aumento da inatividade física ao longo do tempo, o Brasil está entre os países que impulsionam essa tendência.
 
 
Diante destas informações, a coordenadora do Movimenta Saúde, Keila Costa, reforça a importância das pessoas se movimentarem. “Já sabemos que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde. Também sabemos quanto tempo devemos praticá-la semanalmente. Quem não sabe onde, é só procurar a Unidade Básica de Saúde ou mais próxima de sua casa ou o Cempics para se informar sobre os grupos existentes. As atividades físicas que ocorrem aos sábados, são apenas a pontinha do iceberg. Nos serviços de saúde há muito mais sendo realizado”, finalizou.
 
 
Serviço
Movimenta Saúde – Atividades adaptadas e Circuito de Sensibilidade
Data: 15/12/2018
Horário: Das 8 às 11h
Local: Parque Júlio Fracalanza. Rua Joaquim Miranda, 471 – Vl Augusta.
 

Posso ajudar?