Cidades

Dia D do Dezembro Colorido terá programação diferenciada na Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais serviços da rede terão uma programação diferenciada nesta sexta (14), no Dia D do Dezembro Colorido – mês em que as ações estão voltadas para a saúde da população com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, como forma de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12): para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis por conta do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º); e comemoração do aniversário de Guarulhos (8).
 
A proposta do Dia D é intensificar as atividades de promoção da saúde com foco nesses temas, destacando, especialmente neste mês em que se comemora o aniversário de Guarulhos, que os determinantes socioambientais interferem diretamente na qualidade de vida e adoecimento das pessoas.  Para tanto, em quase todas as unidades serão incentivadas as práticas de atividade física, o cuidado com o meio ambiente e com o bem-estar.
 
 
Programação:
 
Alguns serviços de saúde terão ações chamadas de extra-muro, ou seja, fora das unidades, como a UBS Lavras que fará uma panfletagem sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/ Aids no comércio local, das 13 às 16 horas. Da mesma forma a UBS Aracília vai promover, às 8 horas, uma caminhada de luta contra a Aids pelas ruas do bairro, além de roda de leitura com crianças sobre a história da cidade, às 13 horas na unidade.
 
Já na UBS São Ricardo terá palestra com o tema:  "Desvendando o mito da Odontologia do portador de IST/Aids, bem como fará a roda de conversa: “Formas de amor na atualidade”, para discutir os temas de preconceitos e homofobia nas relações humanas. No CER haverá uma Palestra com turismólogo da cidade e no CTA (Centro de Testagem e aconselhamento em DST/Aids) acontece o Cine Pipoca, com a exibição de “The Normal Heart”.
 
O filme conta a história do início da crise da Aids em Nova York nos anos 80, com foco no esforço de vários ativistas gays e seus aliados na luta para expor a verdade sobre a epidemia a uma nação que se recusava a enxergar os fatos. A apresentação será conduzida pela psicóloga e assistente social da unidade.
 
A programação do Dia D ainda contará com simulação de pessoas com deficiência, na UBS Cabuçu, para estimular a percepção e o cuidado para com este público; bingo educativo sobre IST/Aids, no Centro de Especialidades Odontológicas Vila Galvão; e café da manhã com chás calmantes na UBS Haroldo Veloso. Entre outras atividades, a UBS Soberana promoverá oficina de libras e rodas de conversa.

Posso ajudar?