Depois de cinco dias de caos, com atrasos e cancelamentos de voos nacionais e internacionais, as operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos foram normalizadas nesta terça-feira, 18/12, segundo informações da GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto. Dos 514 voos previstos, entre partidas e chegadas, 51 registraram atrasos e 3 foram cancelados, resultados considerados normais pela empresa.
O GuarulhosWeb esteve no aeroporto na manhã desta terça e ouviu relatos de passageiros que chegaram muito mais cedo do que o recomendável por medo de perderem seus embarques. “Saí de casa às 5h, preocupada com a situação. Eu precisava estar aqui às 11h50, mas preferi não arriscar. Já fui até a companhia aérea e está tudo bem”, disse Vanessa Simões, de 19 anos, que vai viajar para Buenos Aires, na Argentina.
As companhias aéreas atribuíram os atrasos e cancelamentos dos dias anteriores às fortes chuvas que atingiram Guarulhos na semana passada, gerando um “efeito cascata” na malha aérea.
“É a primeira vez que venho para Guarulhos. Quando cheguei me confundi e acabei perdendo o voo. Não consigo ajuda por conta da grande quantidade de pessoas e por ser alta temporada. Estou aguardando o contato com a companhia aérea desde ontem e torcendo para conseguir voltar para casa”, lamentou Aurilene de Lima Souza, 44 anos, que precisa viajar a Fortaleza, no Ceará.
O GuarulhosWeb apurou que as pessoas que perderam os voos reclamam da orientação para telefonar às companhias aéreas, pois os telefones estão congestionados.