Cidades

Ligação da CPTM a terminais do Aeroporto pode ser feita por esteiras rolantes de 1,5 km

Esteiras rolantes instaladas sobre passarelas, numa extensão de 1,4 quilômetro. Esta pode ser a solução para interligar a estação Aeroporto da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com os terminais 2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A informação é do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Segundo ele, o investimento será feito pela concessionária GRU Airport, que já demonstrou estar disposta a discutir a implantação do novo sistema. Atualmente o percurso é feito por ônibus gratuitos.
 
O projeto de "people mover" na interligação, uma espécie de micro-ônibus elétrico com baixa capacidade e que é usado em aeroportos do mundo está descartado.
 
Concessionária diz que não é obrigada a fazer passarela rolante
Procurada pelo GuarulhosWeb, a concessionária GRU Airport esclareceu que a obra de ligação da estação da CPTM com os terminais do aeroporto não fazia parte do contrato de concessão. "Hoje, o Aeroporto Internacional de Guarulhos realiza esse trajeto por sistema de ônibus de forma gratuita. A concessionária está disposta a discutir a implantação de outro sistema, desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão", diz a nota enviada à Redação.
 
A CPTM, no entanto, disse ao portal que a interligação é obrigação da GRU Airport. "A CPTM e a GRU Airport estudam a melhor solução para interligar diretamente a estação aos terminais 1 e 2 do aeroporto, sem a necessidade de ônibus. Uma das propostas prevê uma passarela com esteiras rolantes. Ressalta-se que a interligação é uma obrigação da concessionária GRU Airport."

Posso ajudar?