Cidades

Rapper guarulhense faz performance no Acadêmicos do Baixo Augusta no Carnaval paulistano

Um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de São Paulo, o Acadêmicos do Baixo Augusta, completa 10 anos e celebra a data com um evento diferente neste Carnaval. A agremiação firmou parceria com a Converse, marca de street style que vai usar sua campanha global “Toda História é Verdade” para selecionar personagens com quem é conectada e que têm histórias para contar relacionadas ao Carnaval, como o rapper multiartista Edgar, de Guarulhos.
 
O Baixo Augusta desfila em fevereiro com o tema “Que País é Este?”. E, durante o Festival Baixo Augusta, realizado ao longo deste mês, a Converse apresentará um show com performance de moda criado especialmente para a ocasião pelo rapper Edgar. A apresentação ocupará a Casa Baixo Augusta nesta quinta-feira, 21/02, a partir das 22h. Os músicos e os modelos vestirão tênis customizados pelo rapper, conhecido por fazer a ligação entre música e moda de forma criativa.
 
A história de Edgar com a marca representa uma das características principais do artista, considerado um dos nomes mais promissores da cena musical. Performático e com visual questionador, sua primeira customização aconteceu em um Chuck Taylor que ganhou de sua irmã após quase 10 anos de uso. Para não parecer o mesmo modelo, ele decidiu pintar com os primeiros materiais que vieram à mente: ketchup e mostarda. Assim, ele usava sempre o modelo sendo um par vermelho e outro, amarelo. O tênis foi arremessado no fio elétrico, resultado de uma aposta de futebol em que seu time perdeu.
 
Um pouco desse instinto transgressor de Edgar poderá ser visto na apresentação desta quinta, chamada de “Converse com Seus Pares”. O artista apresentará sua própria coleção pela primeira vez, em uma performance de moda, utilizando técnicas de customização e upcycling, reutilização criativa e transformação de produtos. Com peças que transcendem o convencional, 16 modelos irão desfilar usando capas, saias de plástico, rolo de tecido, chips de computador transformados em um casaco, boné de alumínio etc., misturando o artesanal, o plástico e a tecnologia. A performance emenda num show onde o rapper se apresenta acompanhado de sua banda, formada por Pupillo e o músico belga David Bovee. O repertório inclui faixas do disco mais recente “Ultrassom”.
 
A relação da marca Converse com o Acadêmicos do Baixo Augusta remonta à época da criação do bloco. Para a comemoração de 10 anos no desfile de 2019, muitas histórias vieram à tona, entre elas uma foto feita em 2010 na qual os fundadores calçam o clássico Chuck Taylor. Os diretores do bloco e o rapper contam algumas dessas histórias em vídeos criados pela marca, em breve disponíveis no www.instagram.com/converse_br.
 
Ainda no dia 21, a Casa Baixo Augusta recebe o lançamento do livro “Baixo Augusta: A Cidade é Nossa”, de Alê Youssef, e promove a abertura da exposição “Apavora, Mas não Assusta”, do fotógrafo Frâncio de Holanda, um dos idealizadores do Acadêmicos do Baixo Augusta, com imagens memoráveis que relembram essa 1ª década do bloco.
 
Serviço
Saiba mais em: http://converse.com.br/  
 
Festival Baixo Augusta // Converse com seus pares
19h – Abertura da casa
22h – Show + performance de moda do Edgar
Casa Baixo Augusta – R. Rêgo Freitas, 553 – República
 

Posso ajudar?