Assim como muitas instituições de ensino da cidade, o Colégio Autêntico, localizado na Avenida Salgado Filho, altura do número 3.975, na Vila Rio de Janeiro, tem em seus horários de pico – entradas e saídas dos alunos – transtornos no trânsito, além do aumento do fluxo de pessoas trafegando na via. O problema por lá é ainda maior pela falta de sinalização que poderia auxiliar motoristas e pedestres.
Para a vice-diretora da escola, Adriana Monteiro, a solução para o problema seria a implantação de um semáforo ou faixa de pedestres. “Fazemos a nossa parte, encaminhamos comunicado aos pais pedindo para que o embarque e desembarque seja rápido. Atualmente temos dois seguranças que acabam fazendo a organização do trânsito, inclusive atravessando os alunos”, explicou.
Segundo Adriana, uma equipe da Prefeitura já esteve no local e afirmou que não seria viável a instalação de um semáforo. Além disso, a faixa de pedestres foi descartada por conta de uma faixa transversal que já existe a alguns metros da escola.
Para piorar a situação, um ponto de ônibus instalado ao lado da escola ajuda a complicar o trânsito no local. “Com o fluxo intenso, os pequenos acidentes sempre acontecem. A sinalização é uma necessidade do colégio e do condomínio que fica em frente.
Questionada sobre o problema, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informou que enviará a fiscalização do Departamento de Trânsito ao local para saber se há condições técnicas para a colocação de sinalização semafórica ou de uma faixa de pedestres.
Com relação à fiscalização, a STMU afirmou que a atuação dos agentes de trânsito é voltada, nos horários de pico, para as áreas com trânsito mais intenso dentro do município.