A Prefeitura de Guarulhos promove na próxima terça-feira, dia 12/03, a partir das 8h30, a palestra “Empoderamento Feminino. Que Força é Essa?”, com a psicóloga Danielly Araújo. A atividade, que será realizada no auditório da Secretaria de Justiça, é gratuita e terá interpretação simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A atividade faz parte das comemorações do Mês da Mulher. A mesa será composta pela secretária do Trabalho, Telma Cardia e pelas representantes das subsecretarias de Políticas de Diversidade, Ana Maria, e de Igualdade Racial, Greice de Oliveira; além da procuradora do município, Sueli Felix, e a assessora e organizadora do evento, Eloá Borges.
Em sua palestra, Danielly vai enfatizar que o empoderamento precisa ser um estado de espírito, em que a mulher precisa se sentir de fato igualitária, sentir-se incluída, sentir-se atuante. “Uma das grandes questões hoje é que ouvimos muito a palavra empoderamento ser utilizada como uma palavra de ordem por grupos e em palestras motivacionais. Mas, como produzir essa fonte de energia humana da mulher para a mulher? Como um espelhamento pessoal, uma proposta de vida. Isso vai além de um momento, de um movimento, é um estado. É uma força que se espera que seja estimulada de fora para dentro, mas é uma construção pessoal, quando a mulher precisa começar a compreender além do gênero feminino, o seu estado humano”, esclarece a psicóloga.
Segundo a palestrante, a energia precisa emanar da mulher com propriedade para gerar impacto social, político, em qualquer estância que ela queira fazer parte. “Nossa proposta é trazer a reflexão de que precisamos construir essa mulher, que é uma construção diária, não é um produto que se encontra em prateleiras para consumo. É um convite à reflexão, é um norte para aquelas que não conseguem compreender sequer o seu papel”, salienta Danielly.
Palestrante
Nascida em Itabuna, a baiana Danielly veio para São Paulo em 1994. Entre 1996 e 1997 morou em Guarulhos. A musicista, cantora e atriz cursou escola pública e foi professora voluntária em projetos de música com adolescentes durante o ensino médio. Formada em psicologia na FIG, fez pós-graduação em psicossomática, linha psicanálise. É intérprete tradutora de Libras e cursa pós-graduação na área.
Danielly ainda acumula experiência em atuação clínica em dependência química, transtorno mental em geral, surdos e deficientes auditivos. Atua em comunidades, grupos de apoio e como conselheira tutelar junto à Vara de Infância, Ministério Público da Infância e Juventude e na Rede de Proteção. Realiza palestras motivacionais e capacitação em Inteligência Emocional para instituições prestadoras de serviço. Participa também nas políticas públicas de direito da criança e adolescente, bem como, da figura da Mulher e seu autocuidado e saúde mental.
Serviço
O auditório da Secretaria de Justiça fica na Avenida Salgado Filho, 494, no Centro.