A tão esperada chegada da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos ainda deve demorar bastante. Segundo a apresentação dos investimentos da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), a conclusão do prolongamento da linha (da Vila Prudente, na Zona Leste da Capital, até a Estação Dutra, ao lado do Internacional Shopping) só deve ocorrer “a partir de 2028, 10 anos depois da primeira promessa de entrega da obra. O custo total da extensão é de R$ 11,41 bilhões (pelos valores atuais).
Em 2014, o governo estadual anunciou que o prolongamento da Linha 2-Verde chegaria a Guarulhos, com duas estações na cidade: Ponte Grande e Dutra. Em abril daquele ano, um edital foi publicado para o início das obras. Segundo o governo, a previsão era de que elas começariam no segundo semestre daquele ano e seriam concluídas em 2018.
Entre o final de 2015 e o início de 2016, o Estado culpou a crise econômica para suspender o projeto. Agora, os planos foram retomados, com as novas previsões de conclusão.
Segundo a STM, o prolongamento deve ser entregue em duas etapas: a primeira, da Vila Prudente até a Penha, com conclusão a partir de 2025. E, da Penha até Guarulhos, a partir de 2028.
Segundo o site Diário do Transporte, o primeiro trecho, considerado prioritário, terá 3,8 km, quatro estações e demanda estimada de 255 mil passageiros por dia.
A Linha 2-Verde deve cruzar com a 3-Vermelha do Metrô e com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, e também com as futuras linhas 6-Laranja (Anália Franco), 19-Celeste (Dutra) e 13-Jade (Tiquatira).
Resposta do Governo
Questionada, a Secretaria de Transportes Metropolitanos desconhece o relatório divulgado sobre investimentos da pasta. Projetos e obras da Secretaria estão em fase de reconhecimento pela nova gestão para a definição de prioridades.