Cidades

"Vejo com bons olhos", diz ex-secretário de Meio Ambiente sobre taxa de poluição

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 23/04, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura na Câmara possíveis irregularidades ocorridas no interior do Aeroporto Internacional de Guarulhos pela concessionária GRU Airport recebeu o secretário municipal de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, e o ex-mandatário da pasta, Alexandre Kise. O objetivo foi discutir o posicionamento da Secretaria em relação à poluição sonora e do ar provocadas na zona aeroportuária do município.
 
Kise, que chefiou a pasta na primeira gestão do prefeito Sebastião Almeida (2009-2012), lembrou que a Prefeitura fez à época uma representação contra as companhias aéreas por conta da poluição. “Concluímos que o aeroporto internacional, embora nos tenha trazido benefícios, ocasionou também muitos problemas, principalmente à mobilidade urbana e ao meio ambiente”, afirmou Kise. “Seria necessário um ressarcimento ao Município, mas a ação, entre idas e vindas, ainda corre na Justiça”, explicou.
 
Questionado pelo vereador Eduardo Carneiro (PSB) sobre uma proposta da Prefeitura em cobrar uma taxa dos passageiros como compensação pelos danos que o tráfego aéreo causa à população, Alexandre Kise a considera válida: “Vejo com bons olhos este projeto, principalmente se o montante for revertido para compensar os danos ambientais”, elogiou. “Falam em dez reais, o que parece ser um valor pequeno, mas, multiplicado pelos 25 milhões de usuários anuais do aeroporto, representaria um montante considerável para a Secretaria de Meio Ambiente” salientou.
 
Ao se manifestar sobre o assunto, Mazloum lembrou os prejuízos à saúde da população provocados por esse tipo de agressão ao meio ambiente: “Concordo com a preocupação desta comissão, é uma situação muito séria e precisamos enfrentar”, declarou.
 

Posso ajudar?