Os ônibus voltam a circular aos poucos pelas ruas de Guarulhos, segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Guarulhos (Sincoverg). Na manhã desta sexta-feira, 10/05, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em audiência de conciliação, o encerramento da greve do setor.
A determinação da Justiça foi para os trabalhadores retornarem imediatamente ao trabalho. "Cabe salientar que as operadoras estão sujeitas a autuação caso deixem de cumprir os horários de partida determinados em contrato", diz trecho da nota da EMTU, gerenciadora das linhas intermunicipais, que também foram afetadas pela paralisação.
De acordo com informações do TRT, os pontos da conciliação sugeridos pelo magistrado incluem aumento salarial pelo INPC ou de 5% (o que for maior); o não desconto das horas paradas em greve, mediante compensação; e manutenção das demais cláusulas da convenção anterior, com o mesmo reajuste aplicado ao salário, com exceção da PLR, que manterá os mesmos valores praticados na norma anterior. Apesar da decisão, considerada uma vitória pelo Sincoverg, o sindicato afirmou que vai manter a assembleia marcada para as 17h desta sexta-feira.
O movimento prejudicou quase 380 mil pessoas na manhã desta sexta. Todas as linhas municipais e 119 intermunicipais foram afetadas pela paralisação. A reportagem do GuarulhosWeb esteve nas ruas da cidade e verificou que apenas os micreiros permissionários circularam.