Depois de uma assembleia estudantil realizada na semana passada, alunos da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos, decidiram que vão paralisar suas atividades nesta quarta-feira, 15/05, em protesto contra o bloqueio de verbas destinadas às universidades federais de todo o Brasil.
Além da paralisação, os estudantes afirmaram que vão participar de um ato que marcará a greve nacional da educação em São Paulo. A manifestação paulista está marcada para acontecer amanhã, a partir das 14h, em frente ao Masp, na Avenida Paulista, na Capital.
A ideia de alunos e professores de todo o País é pressionar o Ministério da Educação para que a pasta recue em relação ao bloqueio das verbas. Para se ter uma ideia do impacto, segundo matéria do G1, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que possui 17 mil alunos, teve R$ 27,94 milhões retidos do orçamento de custeio previsto e aprovado por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.
Inclusive, alguns gestores de universidades federais de Pernambuco dialogaram com deputados da região para que a reivindicação chegue até o ministro da educação, Abraham Weintraub.
O GuarulhosWeb questionou a Unifesp sobre os números e a situação do campus da cidade, que tem cursos de Filosofia, Ciências Humanas e Letras, mas até o fechamento do texto não obteve resposta.