A Prefeitura de Guarulhos intensificou a fiscalização em relação ao chamado transporte clandestino, com o intuito de reter e multar os veículos que trafegam nessa condição. Em 2018 foram realizadas um total de 23 retenções para esses casos. De 15 até dia 31 de maio deste ano, quando foi intensificado o trabalho de fiscalização, o número já atingiu 15 veículos autuados.
O trabalho dos agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) tem sido eficiente no sentido de coibir uma irregularidade que atenta contra a segurança de todos os usuários de transporte público. Isso pelo fato de os micros clandestinos não possuírem, entre outros requisitos, seguro de vida para os passageiros. Além do mais, essa modalidade gera um desequilíbrio, com a concorrência desleal com o serviço regulamentado.
Outro fator que precisa ser levado em conta diz respeito à irregularidade de itinerários e horários de serviços oferecidos: "Precisamos enaltecer e dignificar o trabalho que os agentes de trânsito estão realizando com a retenção do chamado transporte clandestino. É de suma importância para que a cidade de Guarulhos tenha, cada vez mais, um transporte público de qualidade e seguro", disse o secretário Paulo Carvalho (STMU).
Todas as operações dos agentes de trânsito contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).