Cidades

Avanço nas desapropriações motivou expansão do Metrô até a Penha primeiro, diz Baldy

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirmou ao GuarulhosWeb, na noite desta terça-feira, 4/06, que o anúncio da expansão da Linha 2-Verde do Metrô da Vila Prudente até a Penha, na Zona Leste, se deu porque neste trecho o trabalho de desapropriações está 99% pronto, o que possibilita o andamento do projeto executivo, que prevê sondagens de solo.
 
“Só não anunciamos ainda a expansão até Guarulhos, como previsto no projeto original, porque da Penha até a cidade as desapropriações não chegaram a 20%, o que é um impedimento para o projeto executivo”, afirmou o secretário, por telefone.
 
As 8 estações a serem construídas – prometidas até 2015 – são: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. A previsão da extensão é de 12 estações, sendo duas em Guarulhos: uma na Ponte Grande e outra no estacionamento do Internacional Shopping, a estação Dutra.
 
“Eu nem trato essa expansão como primeira fase e segunda fase até Guarulhos. Se as desapropriações estivessem avançadas até Guarulhos nós anunciaríamos toda a extensão da Linha 2-Verde neste momento”, completou Baldy.
 
O anúncio ignorando Guarulhos, feito no início desta semana, levou o prefeito de Guarulhos, Guti, a telefonar para o governador João Doria e ir pessoalmente ao Palácio dos Bandeirantes na terça-feira tratar do assunto. “O prefeito Guti me ligou logo cedo hoje [ontem], preocupado com essa situação e eu esclareci que em nenhum momento eu disse que o Metrô não chegaria a Guarulhos”, disse Doria, durante entrevista coletiva. “Não está eliminada a linha 2 até Guarulhos”, concluiu.
 
Com o novo trecho, até a Penha, será possível transportar diariamente mais 377 mil pessoas na Linha 2–Verde, que terá conexão direta com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral (CPTM) e 15-Prata. As obras do prolongamento terão início imediato dos projetos executivos do trecho de 8,3 km. A meta é iniciar as obras no primeiro trimestre de 2020, quando os projetos executivos estiverem aprovados.
 

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