Cidades

Após revitalizar ETAs e encerrar rodízio de água, Sabesp se prepara contra vazamentos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sabesp abriu as portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu, no Parque Estadual da Cantareira, nesta quarta-feira, 5/06, para apresentar à imprensa o quanto a companhia tem investido para cumprir a meta de encerrar de vez o rodízio de água na cidade até o dia 8 de dezembro deste ano.
 
A superintendente da Unidade de Negócio Norte, Debora Pierini Longo, mostrou o cronograma de obras e afirmou que, com aquelas já realizadas, 900 mil guarulhenses já contam com água na torneira sem interrupção. “Até o dia 8 de dezembro vamos concretizar a regularização do abastecimento. Todo guarulhense será abastecido e não sofrerá com o rodízio. Estamos atuando desde dezembro temos obras por toda a cidade”, afirmou.
 
O trabalho gera, no entanto, efeitos colaterais inevitáveis, como o aparecimento de vazamentos e, consequentemente, buracos nas ruas. “Já é de nossa responsabilidade, prevista em contrato com a Prefeitura de Guarulhos, o fechamento de todo buraco feito por conta de nosso trabalho de expansão do abastecimento”, explicou Debora ao GuarulhosWeb.
 
Segundo a superintendente, os vazamentos aparecem porque a malha de tubulações tem recebido mais água, sob pressão maior. “São vazamentos que não apareciam pois não havia tanta água passando pela malha. Nosso objetivo, assim que entregarmos o fornecimento pleno, é padronizar Guarulhos com o sistema de redução de perdas que já utilizamos na Capital e nas demais cidades da região metropolitana”, completou.
 
Debora disse, ainda, que está prevista a troca de boa parte da tubulação hoje existente na cidade. “Nossa previsão é economizar cerca de 7 bilhões de litros de água por ano com a redução de vazamentos”.
 
Novo sistema nas ETAs Cabuçu e Tanque Grande
A Sabesp tem realizado melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Tanque Grande e Cabuçu, que atualmente produzem, juntas, 360 litros de água por segundo. Em janeiro a produção era de 285 l/s, ou seja, houve um aumento de 75 l/s. 
 
A ETA Cabuçu, local da visita monitorada desta quarta, produz 260 l/s. Em janeiro o volume era de 220 l/s e a expectativa é que em alguns meses esse número aumente para 300 l/s. Os trabalhos realizados nessa estação foram a restauração do leito filtrante e a melhoria no sistema de recuperação de água. A Sabesp também adquiriu dois equipamentos chamados Sopradores – que serão responsáveis por realizar a retrolavagem com ar dos filtros corrompidos e assim ajudar no aumento da vida útil destes equipamentos. Depois que a ETA estiver utilizando toda a sua capacidade, a produção de água no Cabuçu poderá atingir o patamar de 300 l/s.
 
“O trabalho em equipe da Sabesp com o SAAE conseguiu aumentar a vazão das ETAs e, assim garantir, maior regularidade no abastecimento para a população”, explica o gerente Departamento de Tratamento de Água Metropolitana da Sabesp, André Góis.
 
A ETA Tanque Grande é responsável por enviar água para os sistemas Fortaleza e Bananal. Já a Cabuçu abastece os sistemas Continental e Cizanea, além de auxiliar – quando preciso – o abastecimento da região do Cidade Martins. Hoje a Tanque Grande tem produzido 100 l/s de água. Em janeiro o volume era de 65 l/s. O aumento foi possível basicamente pelo investimento na limpeza dos decantadores e na remoção das placas danificadas dos floculadores, que possibilitaram o aumento da vazão da água.
 

Posso ajudar?