Um total de 450 das 534 moradias desocupadas em área de preservação permanente no Novo Recreio já foram demolidas em cumprimento a decisão judicial. A ação foi realizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em iniciativa coordenada pela Pasta de Habitação. O local será revitalizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que plantará cinco mil mudas de árvores nativas da mata atlântica, também obedecendo à Justiça.
A ação foi abordada pelo secretário de Habitação, Silvio Figueiredo. “Apesar das remoções realizadas, a Prefeitura trabalha no sentido de diminuir os impactos para a população atingida com o apoio do corpo técnico social, bem como com a possibilidade de promover a regularização fundiária nas áreas em que for possível”, afirmou o gestor.
As famílias que viviam antes no local foram para conjuntos habitacionais nos Pimentas em 2018. Outras 40 famílias que se encontram na parte baixa também estão sendo removidas e encaminhadas à locação social, pois suas moradias correm risco de serem afetadas pela demolição.