Cidades

Bombeiros de Guarulhos orientam população sobre uso correto de botijões de gás

De acordo com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vários acidentes domésticos ocorrem devido à falta de informação e má utilização dos equipamentos gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha de (GLP) e ao descuido no transporte e armazenagem de botijões. 
 
Trata-se de uma das ocorrências domésticas mais comuns, que podem resultar em acidentes com graves consequências. Para mudar essa realidade, é fundamental seguir as instruções corretas sobre o manuseio do GLP durante a troca, transporte e armazenagem de botijões. 
 
Por isso, o Corpo de Bombeiros de Guarulhos e a Fundabom – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros – realizam, com o patrocínio da Liquigás Distribuidora, a Campanha “Chama Segura” no próximo sábado dia 29 de junho de 2019. Durante o evento, os participantes assistem a palestra ministrada por um Bombeiro Educador, que orienta sobre o uso correto do botijão de gás e de seus componentes. 
 
A Campanha também contribui para a melhoria das condições de segurança das famílias participantes, com a troca gratuita de mangueiras, abraçadeiras e reguladores de botijões de gás vencidos, ou em condições inadequadas de conservação, por kits novos. A equipe da Liquigás acompanha toda a interação com os moradores, auxiliando na troca do kit usado por um kit novo. 
 
Meio ambiente
A preocupação com o meio ambiente é um dos pontos fortes da campanha no processo de conscientização da população. Os kits usados recolhidos são destinados à reciclagem, convertendo-se em novos kits, que retroalimentam novas Campanhas Chama Segura. 
 
Desde o início da Campanha, em 2011, mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações realizadas em todo o Estado de São Paulo, que resultaram na coleta de mais de 23 mil kits de instalação usados e na entrega de respectivos kits novos. No total, mais de 8 toneladas de material foi destinado à reciclagem. 
 
Acidentes
Os acidentes envolvendo gás podem ser evitados com a manutenção adequada do botijão e do kit de instalação de GLP, observando a validade máxima de cinco anos, e alguns cuidados básicos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há risco de acidente quando acontece a mistura de oxigênio com o gás proveniente do vazamento. “O GLP, por ser mais pesado do que o ar, acumula-se ao nível do chão e vai tomando o lugar do oxigênio gradativamente. Ele não é tóxico, mas é asfixiante. Se a pessoa sentir o cheiro de gás ao entrar na residência, jamais deve acender a luz e deve abrir imediatamente, com cuidado, portas e janelas para favorecer a ventilação do local. Em seguida, remover o botijão para um lugar arejado e chamar a distribuidora de gás”. 
 
Dicas importantes dos Bombeiros
– Ao sair de casa, lembre-se sempre de fechar o registro de gás.  
– Colocar o botijão em lugar arejado, de preferência do lado de fora da residência.  
– Monitorar a validade dos equipamentos do kit de gás (mangueira e regulador de pressão), que é de cinco anos.  
– Nunca deite o botijão de gás.  
– Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás (como, por exemplo, manômetros usados para verificar a pressão).  
– Adquira botijões sempre em perfeito estado e de fornecedores credenciados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 
– Não aceite botijões com lacre rompido ou em mau estado de conservação.  
– Evite deixar panos de pratos ou cortinas próximos do fogão.  
– Nunca deixe os cabos das panelas para fora do fogão, pois isso pode causar acidentes, em particular com crianças.  
– Sempre que deixar algo no fogão com o fogo aceso, mantenha vigilância permanente.
– Muitos acidentes acontecem porque as pessoas esquecem a panela no fogo. 
 

Posso ajudar?