A Anvisa está orientando as equipes que trabalham no Aeroporto de Guarulhos, nos demais aeroportos, em portos e em fronteiras sobre a detecção de casos suspeitos e a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), conforme descrito nos protocolos da agência em eventos de saúde pública. Além disso, foram intensificados os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais.
Um novo Boletim Epidemiológico (51/2020) sobre o novo coronavírus (nCoV) foi divulgado nesta quinta-feira, 23/01. A publicação do Ministério da Saúde (MS) reúne informações atualizadas sobre o vírus, principalmente com relação à transmissão local, ou seja, de pessoa para pessoa, e os critérios para a definição clínica de casos suspeitos.
Até esta quinta-feira, de acordo com o MS, não houve detecção de nenhum caso suspeito no Brasil, segundo a definição para caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS), que leva em consideração critérios clínicos e epidemiológicos.
O Governo Federal brasileiro tem adotado diversas ações para acompanhar o caso, evitando, porém, medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e o trânsito de pessoas, bens e mercadorias.
A Agência está acompanhando as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Até o momento, não há recomendação de restrições de viagem.
Informes sonoros
A Anvisa divulgará nos aeroportos informes sonoros sobre os sintomas da doença e orientações aos passageiros:
- Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a cidade de Wuhan, na China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem.
- Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:
1 – Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel.
2 – Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos.
3 – Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados.
4 – Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
5 – Procure o serviço de saúde mais próximo.