Há mais de 20 anos, moradores do Jardim Odete sofrem com enchentes. O problema seria uma galeria de água que entope sempre que as chuvas começam. O descarte irregular de lixo e a falta de manutenção são as principais reclamações dos vizinhos que contabilizam os prejuízos.
Segundo moradores, na última segunda-feira, 20/01, funcionários da Proguaru estiveram no local para realizar uma limpeza. O GuarulhosWeb esteve na Travessa Laurentino Chaves do Amaral, nesta quinta-feira, 23/01, e encontrou a sujeira retirada de um dos dutos de água acumulada em uma calçada.
“O bueiro foi limpo, mas nem tudo que estava dentro foi retirado. O lixo permanece aqui, se chover entope tudo de novo e nós continuamos sofrendo com as enchentes”, contou o morador José Sanivaldo do Nascimento Souza, de 53 anos.
Sanivaldo mora ao lado de uma passagem de água construída pela prefeitura e contou que há anos pede uma solução para o problema. Para evitar perder mais objetos ele instalou uma comporta em frente a sua residência para evitar a entrada da água.
Ao lado da casa da aposentada Severina Alta da Silva, funciona uma oficina mecânica que sofreu danos na última enchente. O imóvel está localizado ao lado da galeria de água e foi isolado com fita zebrada pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil interditou a área. Após o ocorrido, o mecânico passou a trabalhar na garagem de um vizinho.
“Meu filho está sem saber o que fazer. Perdeu a referência, ele sempre viveu nesta mecânica, era o ganha pão dele”, explicou.
Segundo a Gerência de Comunicação da Proguaru, a remoção dos resíduos será efetuada nos próximos dias.
Já a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil informou que o imóvel não foi interditado. “No dia 10/01, uma equipe de agentes compareceu à oficina, estudou o problema e orientou os funcionários sobre os reparos e manutenção necessários. Uma fita zebrada foi colocada, mas não houve interdição”.
Para finalizar, “agentes encaminharam o caso para a Secretaria de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano”.