A Investimento e Participação em Infraestrutura S.A. (Invepar), companhia acionista controladora da GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informou que “não há qualquer mandato específico para a venda de sua participação no aeroporto”. A informação de suposto interesse na venda da sua parte no controle do Aeroporto de Guarulhos surgiu na coluna do jornalista Lauro Jardim, para O Globo. A Invepar informou ainda que realiza “uma avaliação de suas opções estratégicas no âmbito da gestão dos negócios”.
A estratégia é baseada no decreto que qualifica o aeroporto para o Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, da Presidência da República, e inclui no Programa Nacional de Desestatização a venda das participações detidas pela Infraero em aeroportos, incluindo o Aeroporto de Guarulhos.
Aeroporto apresenta queda no transporte de carga
Segundo dados da Invepar, houve uma queda no movimento total de cargas, no Aeroporto, em 2019. As operações no ano passado fecharam em 285,6 mil toneladas, uma queda de 6,4% sobre as 305,2 mil toneladas movimentadas em 2018. A tonelagem de carga movimentada também caiu no quarto trimestre do ano passado: foram 72,5 mil toneladas, recuo de 6,8% sobre o quarto trimestre de 2018. Os dados mostram que o número de aeronaves que usaram Guarulhos em 2019 foi de 292 mil, uma leve queda de 0,7% sobre as 293,9 mil que usaram Cumbica em 2018.
Os dados relativos a Guarulhos mostram, contudo, que houve aumento no número de passageiros em 2019. No total, 43 milhões de pessoas usaram o aeroporto no ano passado, ante 42,2 milhões de passageiros em 2018.