O Lar de idosos Madre Regina, na Ponte Grande, foi contemplado pela Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética – PEE – da EDP, distribuidora de energia elétrica da região. Atualmente, a instituição abriga 80 idosos, de ambos os sexos, moradores da região de Guarulhos e adjacências, em vulnerabilidade, risco social e/ou fragilidade familiar.
A ação da EDP abrange a substituição de chuveiros comuns por equipamentos mais econômicos e a modernização do sistema de iluminação antigo por lâmpadas LED, que são mais eficientes e sustentáveis. Ao todo serão mais de 580 lâmpadas substituídas nas áreas internas e externas do edifício e trocados 36 chuveiros.
Com o projeto implantado será possível reduzir o consumo de energia, cerca de 100 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de mais de 40 famílias. Além disso, há uma redução também nos custos de manutenção, já que a durabilidade da lâmpada LED é de cerca de 25 mil horas (cerca de sete vezes mais que lâmpadas incandescentes). O novo sistema também gera menos impacto ambiental por não possuir mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
“Realizar este projeto no Lar Madre Regina, em Guarulhos, é de grande satisfação, pois é possível contribuir diretamente com a utilização segura e eficiente da energia elétrica e, consequentemente, com a redução de gastos com energia, possibilitando que a instituição redirecione este recurso ao atendimento da população”, ressalta Giuliano Vieira, gestor executivo da EDP.
Realizar projetos que resultem em eficiência energética é uma ação que reafirma o compromisso da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da EDP para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.