Cidades

Escritora guarulhense lança livro sobre presídios da cidade

Karla Maria esteve nos presídios Parada Neto e Adriano Marrey

A jornalista Karla Maria lança no próximo sábado (15) seu novo livro, O Peso do JumboHistórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere. O evento acontece a partir das 18h no Espaço Livre Café Bar, localizado na Avenida Salgado Filho, 1.453.

 

“É uma alegria compartilhar este meu terceiro trabalho literário com os amigos e leitores de Guarulhos. Meu esforço de apuração nos presídios da cidade está apresentado nestas páginas e é importante falar daquilo que vi e vivi nos presídios do município”, conta a jornalista, que já foi eleita escritora revelação da cidade em 2017.

 

A obra publicada pela Paulus Editora conta com 256 páginas e uma linguagem envolvente. Trata-se de um livro-reportagem que faz do jornalismo literário uma ferramenta para compartilhar dados, bastidores e histórias sobre a realidade daqueles que estão envolvidos com o sistema penitenciário.

 

Karla levou cerca de dois anos na produção deste livro, entre pesquisas, entrevistas, escrita e revisão. “O objetivo de O Peso do Jumbo é levar informação verdadeira sobre o sistema carcerário brasileiro, que é envolto em desinformação e complexidade, um sistema que impacta na segurança pública, já que envolve não só vítimas e criminosos, mas também um universo de agentes penitenciários, policiais, juízes, familiares de pessoas presas, defensores de direitos humanos, religiosos, entre outros”, afirma.

O livro-reportagem denuncia o caos de um sistema que prende e não ressocializa aqueles que estão sob a tutela do Estado, ao contrário. “Espero que ao ler este livro as pessoas sintam o peso que a sociedade paga ao aprisionar pessoas sem possibilitar que elas se ressocializem, oferecendo mão de obra para o crime organizado. É preciso combater a falácia de que a segurança pública tem uma solução fácil, de que basta prender. Não basta”, aponta.

Karla Maria é jornalista paulistana. Recebeu por duas vezes o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da CNBB (2012 e 2017). Em 2017 foi consagrada escritora-revelação no Prêmio Guarulhos de Literatura, com seu primeiro livro, Mulheres Extraordinárias, pela Paulus Editora. Pela mesma editora, em 2019, lançou o livro-reportagem Irmã Dulce: a Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida. Em Guarulhos, já trabalhou no jornal Folha Metropolitana e no site GuarulhosWeb. Escreveu também para os jornais  O São PauloMetrô NewsAgora São Paulo e para as revistas Vice, Missões, Família Cristã e O Mensageiro de Santo Antônio.

 

Posso ajudar?