Em janeiro deste ano 78 casos de dengue foram registrados pela Secretaria de Saúde. O número é 200% maior ao registrado em janeiro de 2019, quando 26 casos foram confirmados. As outras doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti não foram registradas no município em 2020. A cidade de Guarulhos já registrou o total de 121 casos de dengue este ano.
Ainda segundo a pasta, no ano passado 6.471 casos foram confirmados durante todo o ano. Um homem de 55 anos morreu. O caso aconteceu em julho e o paciente residia no Jardim Almeida Prado. Este ano nenhum óbito foi registrado.
Como prevenir a dengue?
Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.