A Agência exigiu a redução em 15,5% da vazão captada do Sistema Cantareira – passando de 33 m³/s para 27,9 m³/s. Assim, a Sabesp teve de reduzir a vazão entregue aos municípios que recebem água por atacado do Sistema Cantareira a partir do último dia 13.
Em 7 de fevereiro, antes desta decisão, a Sabesp se reuniu com todas as cidades que recebem água por atacado, incluindo aquelas que não são abastecidas pelo Sistema Cantareira, solicitando que adotassem medidas de economia de água. Não se estabeleceu, na ocasião, nenhuma redução na entrega de água pela Sabesp para estes municípios.
Na ocasião, São Caetano do Sul que recebia 550 litros/s, passou a adotar ações de gestão, campanhas de uso racional e a quantidade foi reduzida para 450 litros por segundo, representando uma economia de 18% .
Já Guarulhos, que recebe 2.500 litros/s, registrou queda no consumo de apenas 2%. Diante das determinações dos órgãos reguladores, a Sabesp decidiu aplicar a Guarulhos a redução na mesma proporção, ou seja, cerca de 390 l/s.