Economia

A cada cinco dias uma empresa entra em falência em Guarulhos

No primeiro semestre, Serasa registrou 28 pedidos da cidade

Uma empresa a cada cinco dias requer falência na Justiça em Guarulhos, segundo o índice Serasa Experian de Falências e Recuperações, no primeiro semestre deste ano. No período 28 empresas pediram para fechar, número pouco inferior ao mesmo período do ano passado (30).

O número de falências efetivamente decretadas também teve pequena queda. Aconteceram seis casos em 2011, um a menos do que o primeiro semestre do ano passado. Já as recuperações judiciais na cidade ficaram em seis neste ano, superior a única ocorrência registrada nos primeiros seis meses de 2010.

Segundo o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, o atual momento da economia brasileira com a alta nas taxas de juros é um fator que explica o aumento das recuperações judiciais. "Toda empresa que pede falência pode conseguir depois uma recuperação judicial. A vantagem é que possui a autorização do juiz para renegociar dívidas com preços mais baixos do que o mercado", diz.

A realidade guarulhense segue a tendência nacional em que houve queda nas falências requeridas (-6,6%) e decretadas (-20,9%) no primeiro semestre deste ano e alta de 14,9% nas recuperações judiciais requeridas. Para Almeida, na presente realidade economica a tendência é que no próximo semestre ocorra um aumento de falências requeridas.

Posso ajudar?