A Era do Gelo 4 chega aos cinemas brasileiros duas semanas antes do previsto para o mundo, com versão em 3D. A tecnologia já havia sido usada no filme anterior, que arrecadou US$ 900 milhões ao redor do planeta. Vale lembrar que o terceiro filme foi a maior bilheteria brasileira no ano de 2009. É o primeiro filme da franquia que não tem a participação de Carlos Saldanha na direção. Os diretores desta vez são Steve Martino e Mike Thurmeier, que já haviam participado de " Era do Gelo 3".
O longa traz o esquilo Scrat novamente com a sua louca perseguição à sua noz inquieta, caça que o animal se dedica há muito tempo. Desta vez, essa fixação tem consequências que alteram o mundo e causam a separação dos continentes e a definição do mapa-múndi como o conhecemos hoje.
Trazendo à tona tema do efeito estufa e o degelo, o mamute Manny, o tigre dente-de-sabre Diego e bicho preguiça Sid vivem uma grande aventura nessa maré de mudanças. Eles ficam a deriva em alto mar usando icebergs flutuantes como embarcações. O bando ainda terá de lutar com terríveis piratas, que estão decididos a impedir que os três voltem para casa.
As vozes na versão dublada são de Márcio Garcia, Diogo Vilela, Tadeu Mello, Vinicius Nascimento. E na versão original de Chris Wedge, Denis Leary, Drea de Matteo, John Leguizamo, Queen Latifah, Ray Romano, Jennifer Lopez, Jeremy Renner, Wanda Sykes, Drake, Seann William Scott.
A Era do Gelo 4 (Ice Age 4: Continental Drift) EUA, 2012. Animação, Aventura, Comédia. Direção de Steve Martino e Mike Thurmeier. Distribuição de F ox Filmes. Classificação: Livre.