Cinema

“À Espera de Turistas” aborda passado e presente da Alemanha

Convívio entre um jovem alemão e um sobrevivente dos campos de concentração é o mote do longa-metragem

Como deixar um passado que tanto te marcou? Como viver um presente sem saber o que realmente quer? E como pensar em um futuro quando você se prende apenas ao que conhece e tem medo de explorar o novo? Assim são as personagens do filme "À Espera de Turistas".

O jovem Sven (Alexander Fehling, de "Bastardos Inglórios") vem de Berlim para trabalhar voluntariamente no museu de Auschwitz e cuidar do senhor Krzeminski (Ryszard Ronczewski, de "Os Anjos da Guerra"), um sobrevivente dos campos de concentração, o que não é tarefa fácil, já que o velho o trata com arrogância e impaciência. Krzeminski vive sua vida preso ao passado, sempre em um paralelo constante com suas memórias dentro do campo.

O jovem só consegue suportar esta rotina graças à intérprete Ania (Barbara Wysocka, de "Inquilino") uma garota jovem, nascida em Auschwitz, que ganha a vida contando histórias e relatos dos campos de concentração para os turistas. A aproximação deles faz com que ela comece a repensar o seu futuro. E Sven acaba conhecendo muito mais sobre as relações entre o passado em Auschwitz e a Alemanha dos dias de hoje.

À Espera de Turistas (Am Ende Kommen Touristen) Reino Unido, Polônia e Alemanha, 2007. Drama. Direção de Robert Thalheim. Com Alexander Fehling, Ryszard Ronczewski, Barbara Wysocka, Piotr Rogucki. Distribuidora Pandora Filmes. Classificação: 16 anos.

Posso ajudar?