Variedades

A importância do calçado correto para a prática de caminhadas

A caminhada é uma das atividades que mais tem ganhado adeptos no Brasil, já que alia relaxamento e exercício físico. Além de ser uma maneira de trazer mais saúde para o corpo e a mente, ela consegue auxiliar na circulação cardiovascular, na respiração e no fortalecimento dos músculos.
 
Apesar de todos os benefícios, a caminhada pode trazer algumas consequências se praticada com o calçado errado. Um bom tênis, mais do que ajudar no desempenho, é também uma garantia de maior segurança para as articulações e os ossos. Saiba mais sobre a importância de escolher o modelo correto para os seus pés!
 
Amortecimento
Duas das principais partes do calçado são o solado e a entressola. São nelas que ficam os sistemas de amortecimento e as tecnologias mais revolucionárias presentes nos tênis de caminhada e corrida. Esta deve ser a primeira preocupação das pessoas que pretendem iniciar a prática de caminhadas, já que os amortecedores absorvem os impactos causados ao pisar no solo.
 
Além disso, os sistemas de amortecimento também permitem maior desempenho e melhores resultados. Por isso, eles devem estar presentes em todos os momentos da atividade e podem, ainda, ser adquiridos facilmente, já que tendem a ser acessíveis tanto para os iniciantes quanto para os profissionais.
 
Estrutura
Outro aspecto a ser considerado ao comprar um tênis para caminhada é a sua estrutura. Quando feita com um material confortável, ela é sinônimo de durabilidade e muito mais liberdade de movimentos. Dessa maneira, é possível atingir índices ainda maiores durante a prática da atividade física.
 
Mesmo sendo mais flexível, os tênis de caminhada também devem oferecer uma estrutura que dê sustentação à região do tornozelo. Assim, as pisadas serão feitas de maneira mais firme e os riscos de eventuais acidentes, lesões ou torções são drasticamente reduzidos.
Tipo de pisada
 
Antes de adquirir um tênis esportivo é necessário ficar atento ao seu tipo de pisada. Em lojas de esportes, sejam elas físicas ou virtuais, existem espaços onde são explicados cada um deles. Com isso, é possível avaliar em qual deles o seu pé se encaixa melhor e qual tênis é mais adequado.
 
Existem três diferentes tipos de pisada: pronada, supinada e neutra. Eles se diferenciam em virtude da área do pé em que o peso do corpo é colocado, principalmente para realizar a impulsão. Ao perceber essa característica, é possível diminuir eventuais dores nos pés e calcanhares após a atividade.
 
A pronada é quando a parte de fora do calcanhar toca no chão e a rotação do pé é feita para dentro. Enquanto isso, a supinada é quando a parte de fora do calcanhar toca o solo, mas a pressão se mantém na parte externa do membro. Por último, a neutra é quando a pisada começa com a parte externa do calcanhar e a impulsão é feita com a parte frontal do pé.
 
Tamanho
Adquirir um tênis do tamanho correto é imprescindível para que o desempenho durante a atividade física seja ainda maior. Apesar de algumas pessoas considerarem que alguns ajustes são suficientes, o calçado pode causar dores nos pés, desgastes, bolhas e aumentar os riscos de acontecer alguma lesão mais grave. O ideal é que ele não esteja saindo dos pés, mas também não fique apertado.
 
Peso
Os modelos de tênis possuem diferentes pesos, que variam de acordo com as tecnologias embutidas em sua estrutura, entre outras características. Dependendo da modalidade, é necessário investir em um calçado com peso mais específico, como acontece no caso das caminhadas e trilhas. Isso porque o sistema de amortecimento tende a ser maior e sua estruturação mais robusta, garantindo uma sustentação maior dos membros.
 

Posso ajudar?