A partir de dezembro o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos pela ponte do rio Baquirivu-Guaçu, que interliga a rodovia Hélio Smidt à avenida Jamil João Zarif, será realizado somente com a aquisição de um selo obtido por intermédio de uma carta que justifique a utilização da passagem.
Os interessados em obter a autorização para trafegar devem apresentar uma carta explicando a necessidade do acesso, a cópia do RG, Carteira Nacional de Habilitação, documento do veículo, comprovante de endereço em nome do solicitante e autenticação da assinatura em cartório. A documentação deve ser apresentada ao Posto de Selagem, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) o credenciamento dos automóveis, realizado desde o dia 5 de outubro, serve como controle da área de acesso do aeroporto. Os moradores da região e trabalhadores do aeroporto que dependem da passagem terão o selo de autorização fixado atrás do retrovisor.
O vereador Eduardo Carneiro (PSDB) já solicitou uma reunião com o superintendente da Infraero para saber quais são os critérios a serem adotados para aquisição do selo. "Quero entender quem terá direito ao acesso da ponte, porque acredito que não haverá selo para todo mundo que fizer a solicitação".
Carneiro ainda comenta que vai tentar fazer a Infraero voltar atrás da decisão, já que não há necessidade de restringir ainda mais a passagem. "Já existe uma triagem, que proíbe o acesso aos caminhões, não há motivo para a existência desse selo. Deveria haver preocupação com a segurança mas faz tempo que não vejo guardas na guarita".