Meio Ambiente

A Represa do Tanque Grande

No artigo desta semana quero falar aos internautas do GuarulhosWeb de uma represa muito importante para o abastecimento de cerca de 23 bairros de Guarulhos: o Tanque Grande

A represa do Tanque Grande, feita em concreto em forma de arco e por gravidade, tem bacia com 8,2km2 e uma vazão firme de 52 litros de água por segundo. Ela é capaz de reservar 88.000m3 de água.


Em 11 de maio de 1958 a Prefeitura Municipal assinou convênio com o governo do Estado para fornecimento de água a ser feito a municipalidade. Este convênio previa que fosse feito um levantamento aerofotogramétrico de Guarulhos e recursos para obras de água pela empresa de aviação Vasp.


O levantamento realizado desenhou o Sistema Tanque Grande, que compreendia a represa do Tanque Grande, uma adutora de água bruta que ia da barragem até a Cidade Satélite Industrial de Cumbica, onde havia a ETA (Estação de Tratamento de Água de Cumbica). A adutora de ferro fundido de diâmetro de 350mm passava por dentro do atual Aeroporto Internacional de Guarulhos junto a Estrada de Guarulhos- Nazaré Paulista.


A ETA destinava-se ao abastecimento da Cidade Satélite Industrial de Cumbica e todo o sistema foi construído pela família Guinle, proprietária de todo a Cidade Satélite Industrial de Cumbica, local desapropriado amigavelmente e que possibilitou a execução da implementação das adutoras ao longo da Via Dutra até chegar a uma casa de Bombas localizada no fim da rua Padre Celestino em frente a Via Dutra. Daí a água era bombeada par dois lugares diferentes: Gopouva e Jardim Munhoz.


Através de reservatório existente na ETA Cumbica saia por gravidade junto a rodovia Dutra uma adutora de ferro fundido com 350 mm que levava a água tratada até a Estação Elevatória do Jardim Santa Francisca que ficava na av. marginal esquina com a rua P. Daí a água era bombeada para dois reservatórios: Gopoúva e Jardim Munhoz.


O maior bombeamento era para o reservatório elevado de concreto localizado na esquina da avenida Cônego Valadão com a avenida Emilio Ribas no bairro de Gopoúva, possuindo capacidade de 3.000 m3 com adutora de 350 mm.


O segundo era destinado ao reservatório elevado do Jardim Munhoz localizado na Rua Maurício de Nassau, com 1.000 m3, sendo a água bombeada através de adutora de ferro fundido de 200 mm junto a rodovia Dutra.


Guarulhos, assim, recebia água tratada pela primeira vez. Continuava ainda o bombeamento de pequena estação junto ao lago de Vila Galvão onde bombeava água bruta do Sistema Cabuçu para o mesmo reservatório de 3.000 m3 de Gopoúva.


Com a construção do Aeroporto Internacional, houve interrupção da adutora de 350 mm que ligava a barragem a ETA Cumbica. A região do Jardim São João é a grande beneficiada pelo Sistema Tanque Grande. Confira a lista de bairros abastecidos pela represa: Cidade Seródio, Cidade Soberana, Jardim Bananal, Jardim Bondança, Jardim Cristina, Jardim das Andorinhas, Jardim Jade, Jardim Lenise, Jardim Munira, Jardim Petrópolis, Jardim IV Centenário, Jardim Santo Expedito, Jardim São Carlos,  Jardim São João, Jardim São Geraldo, Jardim Santa Terezinha, Parque Santos Dumont, Vila Girassol, Vila Rica, Vila GPM, Jardim Regina, Vila São João e Jardim Fortaleza.


*Plínio Tomaz, 66, é engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, ex-superintendente e diretor do SAAE, e ex-funcionário do Ministério das Minas e Energia. Atualmente, é conselheiro do CREA-SP, diretor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da ACE-Guarulhos, coordenador do projeto de norma da ABNT para aproveitamento da chuva e assessor especial de meio ambiente da OAB-Guarulhos.



 

Posso ajudar?