Palanque

A Tocha e o Casarão: sábado histórico em Guarulhos

No último sábado a cidade recebeu a passagem da tocha olímpica. Acompanhei um dos revezamentos na Avenida Suplicy. Por volta das 9h40 um caminhão da Coca Cola distribui refrigerante e brindes, logo depois desceu de um ônibus um dos condutores que faria o revezamento permitindo que o público que ali assistia tirasse fotos.
 
As 9h55 chega a tocha olímpica e em poucos segundos ela passa a nossa frente. A Tocha é um símbolo que serve de elo entre o berço das Olímpicos na Grécia e as cidades sede nos jogos contemporâneos. É um momento de união e envolvimento do país por ser o anfitrião de tamanha festa. Uma mensagem que transmite a paz entre os povos, comunhão e o espírito esportivo. A despeito dos governos que organizam as Olimpíadas não há como não se emocionar com um símbolo mundial repleto de significado.
 
A tarde, por volta das 14h um grupo de estudantes, professores, artistas plásticos, atores, cantores e munícipe envolvem-se num ato público nas equinas da Rua Felício Marcondes com a Sete de Setembro. Estava marcado um abraço ao Casarão José Maurício, ação em prol da restauração e revitalização deste importante patrimônio histórico guarulhense. Organizado por organizações apartidárias da sociedade civil fez-se cartazes com serigrafia, encenação de atores, e músicos cantando: 
 
“Se essa casa, se essa casa, fosse minhaaa. /Eu mandava, eu mandava, restauraaar. / Com pedrinha, com pedrinhas, de brilhantes! / Para que, todo mundo possa usar”.
 
Às 14h40 de mãos dadas todos abraçam a casa e ao completarem a gritos de alegria e uma salva de palmas comemoram o sucesso do movimento. Ainda é possível apoiar a causa assinando uma petição pública no link: https://secure.avaaz.org/po/petition/Prefeitura_e_Camara_de_Guarulhos_Unifesp_e_MP_de_Sao_Paulo_Pela_restauracao_do_Casarao_Jose_Mauricio/?zldxaab
 
Símbolos servem para nos inspirar. Marcam nossas vidas como retratos de nosso modo de vida e memória. Observador nestes dois atos creio que presenciei um sábado histórico e quero registrar meu orgulho como cidadão. O guarulhense se revela ao mundo aplaudindo o espírito olímpico e ao mesmo tempo num movimento de amor a cidade homenageia sua cultura e tradição. Parabéns Guarulhos!
 
Danilo Ramalho é professor universitário e candidato a vereador.
Mais informações sobre o Movimento:
AAPAH: https://www.facebook.com/aapahguarulhos/?fref=ts
Fotos: Coletivo 308 (Alexandre G Vilas Boas / Sérgio Augusto de Oliveira) e Danilo Ramalho
 

Posso ajudar?