Esportes

A uma vitória da classificação, Flamengo joga responsabilidade ao Paulínia

Ronaldo Moraes sente-se alivado por afastar risco de rebaixamento e acredita que time vai à próxima fase

Apesar de estar em quinto lugar no grupo 2 da série A3 do Paulistão, o Flamengo depende exclusivamente de suas forças para chegar entre os quatro classificados na última rodada da primeira fase. Basta uma vitória sobre o Paulínia, penúltimo colocado, às 10h deste domingo, 10, no Ninho do Corvo, para o time, que tem 23 pontos, avançar à próxima fase.

Essa matemática acontece porque o Taubaté (4º colocado), com 24 pontos, recebe a Inter de Limeira (3º lugar), com 26. Como um dos times (ou os dois em caso de empate) perderá pontos, o time do técnico Ronaldo Moraes, se vencer, terminará com 26 pontos e se classifica. Grêmio Osasco, com 29 pontos, que pega o Itapirense ainda com chances, já garantiu vaga na próxima fase. O Velo Clube, com 26, só precisa de um empate fora de casa contra o também desesperado Barueri, lanterna da competição.

“O desespero é do Paulínia e não nosso. São eles que estão jogando contra o descenso e nós jogamos pela classificação que, apesar de ser importante, não caracteriza para nós uma partida de desespero”, disse o comandante rubro-negro sobre o espírito da equipe para a partida de domingo. O Paulínia, com 18 pontos, precisa – além de vencer o Flamengo – torcer pela derrota do Taboão da Serra, que tem 21 pontos, para não cair à quarta divisão, a Série B.

Mesmo demonstrando tranquilidade, Moraes sabe que o jogo não será fácil. “Como precisamos ganhar para seguir no campeonato não dá para esconder que vamos ao ataque, afinal, só a vitória interessa, não há outra alternativa. Porém, jogaremos com segurança”, continuou.

Murilo volta ao time no lugar de Marcelo Ribeiro

O treinador revelou que vai promover mais uma mudança na equipe. “O Murilo se recuperou de uma lesão, que o afastou de todos os jogos até aqui, e vai estrear na lateral direita do time, no lugar do Marcelo Ribeiro”, informou.

Ronaldo Moraes não acredita que os jogadores se sentirão pressionados pela importância da partida. “A pressão pode até existir sobre um ou outro atleta, mas não sobre o time todo, como quando lutávamos para sair da zona de rebaixamento. Estamos jogando pela classificação.

E ainda tem o fator de que, sob o meu comando, o Flamengo não perdeu em casa e não vai ser agora que isso vai acontecer”, frisou.

Sobre a reestruturação na defesa, o treinador acredita que o setor não passa por problemas, mesmo com a saída de Lucão – solicitado pelo Corinthians para integrar a equipe do técnico Tite – e com a derrota de 3 a 0 para o Velo Clube. “É claro que o time sentiu a saída do Lucão, mas o (Thiago) Veras é bom jogador, dá conta do recado e tem a chance de mostrar que joga bem”, concluiu.

Posso ajudar?