Com edição limitada a 333 unidades para o mercado mundial, a Audi confirmou o lançamento do A1 Quattro no Brasil, que deve chegar ao País no segundo semestre deste ano, em torno de R$ 165.000, e disponível apenas na cor branca metálica Glaciar, com teto pintado em preto de alto brilho.
Segundo a Audi, a versão superesportiva do compacto premium alemão combina um motor extremamente potente a uma carroceria pequena e leve, com aceleração de 0 a 100km/hora em apenas 5,7 segundos e velocidade máxima de 245 km/hora.
O propulsor 2.0 TFSI, de 1.984 cm3 e quatro cilindros, combina injeção direta de gasolina com turbo, no formato clássico da Audi. Entre os destaques estão o eixo de comando de admissão variável e os dois eixos contra rotantes para eliminar vibrações, que garantem suavidade de funcionamento. O torque máximo de 350 Nm está disponível continuamente entre 2.500 e 4.500 rpm e o pico de potência (256 cv) é desenvolvido a 6.000 rpm. O motor entrega seu poder ao sistema de tração quattro permanente nas quatro rodas por meio da transmissão manual de seis velocidades.
Durante a condução normal, a maior parte da tração é transmitida para as rodas dianteiras. Quando a tração na frente diminui, o sistema transfere torque linearmente ao eixo traseiro, em apenas alguns milésimos de segundos, por meio do pacote de embreagens banhadas a óleo. Além disso, se a roda de um dos eixos escorregar é travada pelo bloqueio eletrônico do diferencial.
O sistema de tração permanente quattro integral trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque, que atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
O A1 Quattro vem equipado com rodas de liga-leve de 18 polegadas, com design exclusivo e na cor Glacier White (Branco Glaciar) e pneus 225/35. Os discos de freio ventilados na dianteira medem 312 milímetros de diâmetro e são agarrados por pinças negras. O programa eletrônico de estabilização ESP inclui um modo esportivo e pode ser desligado completamente se o motorista desejar.
O compacto premium tem 3,98 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 1,41 metros de altura. A capacidade do porta-malas é de 210 litros – com o rebatimento dos bancos traseiros sobe para 860 litros.
A cor preta domina o interior, que tem assentos e descansa-braço nas portas cobertos em couro Nappa Silk, contrastando com as costuras vermelhas.