Depois do Sportback e Coupé, agora é a vez do A5 Cabriolet desembarcar no mercado brasileiro, na versão Ambitin 2.0 Turbo FSI S-tronic, custando R$ 229.700. Assim como seus irmãos, o modelo de quatro lugares da Audi também ficou mais elegante e refinado após recente atualização. Seguindo o padrão dos outros modelos conversíveis da marca alemã, o novo A5 Cabriolet vem equipado com uma capota de tecido totalmente automática, que oferece alto grau de conforto, tanto aberta quanto fechada. São necessários apenas 15 segundos para abrir ou fechar o equipamento, mesmo com o carro em movimento, a uma velocidade de até 50 km/hora.
Quando aberta, a capota dobra-se em um pequeno pacote que deixa 320 litros de capacidade de bagagem no porta-malas – quando fechada, a capacidade sobe para 380 litros. Com os encostos dos bancos traseiros dobrados o espaço se expande para 750 litros.
O A5 Cabriolet tem um defletor de vento integrado na estrutura do pára-brisa, que melhora o nível de ruído interno com a função de fazer o ar passar por cima do habitáculo e outro entre os assentos dianteiros e traseiros para redução do fluxo do retorno do vento.
Em relação a segurança, elementos de reforço integrados na carroceria do conversível de quatro lugares atuam para compensar a falta de um teto rígido. Air bags laterais e chapas de alumínio, colocadas de forma a proteger os ocupantes em caso de acidente ou capotamento, completam o pacote de segurança.
Com 4.626 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e 1.383 mm de altura, o novo A5 Cabriolet tem entre-eixos de 2.751 mm e peso de 1.735 kg. O modelo apresenta dianteira agressiva e linhas horizontais na traseira que enfatizam a esportividade. Os faróis bi-xenônio redesenhados, com faixa de LED, e as lanternas traseiras também com LED completam o visual.
A montadora oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes farois de neblina, aprimorados e moldurados por uma lâmina preta de alto brilho. São 15 opções de cores disponíveis para a carroceria, duas opções de cores internas – preto e cinza – em diversas combinações e 3 opções de cores de capotas. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, com pneus 245/40.
Conforto e conveniência
Com acabamento interno "Platinum", o novo A5 Cabriolet oferece materiais de alta qualidade. Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de couro e couro Alcantara, com ajustes elétricos (inclusive para o apoio lombar) disponíveis para o condutor e passageiro da frente.
Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. No exterior, o acabamento das soleiras das portas é em alumínio e os espelhos retrovisores têm ajuste elétrico e capa externa na cor do veículo.
No Pacote Advanced, os opcionais são o Audi Drive Select; o Audi Side Assist; o computador de bordo colorido; e o sistema Keyless-Go (que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave).
Os espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; o sistema de som Bang & Olufsen; e o sistema Keyless-Go, caso o cliente não peça o Pacote Advanced também podem ser solicitados como opcionais.
Motor de 211 cv e câmbio de 7 velocidades
O novo A5 Cabriolet é bastante parecido com o Coupé, em relação ao chassi, ergonomia e equipamentos. O mesmo se aplica à motorização, tração quattro e transmissão S-tronic. O modelo vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cm3 de cilindrada, que gera 211 cv de potência máxima, entre 4.300 e 6.000 rpm. O torque máximo é de 350 Nm, disponível entre 1.500 e 4.200 rpm. A velocidade máxima é de 238 km/hora e a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 7,3 segundos.
A versão cabrio de 211 cv vem equipada com câmbio S-tronic (dupla embreagem) de 7 velocidades, que proporciona engates de marchas mais rápidos do que uma tradicional transmissão mecânica e economia de combustível significativa. No modo automático, a função executa as trocas de marcha de maneira suave e temporiza as mudanças de modo a otimizar o consumo de combustível.
O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica.