Cidades

Abandonada, praça IV Centenário está tomada por moradores de rua e lixo

Prefeitura não se manifesta em relação à situação do local

A praça IV Centenário, uma das mais antigas da cidade, localizada na entrada principal do município, tem sido motivo de lamento para a população, que aponta seu mau estado e a sujeira no local, além da permanência de moradores em situação de rua.

Na praça, a reportagem observou acúmulo de folhas no chão, lixo e brinquedos quebrados. A Maria Fumaça, que simboliza a antiga ferrovia da cidade, está enferrujada, pichada e cheia de lixo. Três moradores de rua estavam no local. Entre seus pertences espalhados pela praça havia colchões, sacolas e até uma maca hospitalar. O HOJE também observou uma equipe de limpeza sentada nos bancos da praça na manhã de ontem.

Até o fechamento da reportagem, a Prefeitura não se manifestou quanto a preservação da praça e da Maria Fumaça. Em relação a permanência de moradores em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social informou que os moradores de rua da cidade são abordados para o encaminhamento ao albergue da cidade, o que só é possível com o consentimento das pessoas.

Depoimentos

"Tenho o cuidado de passear com os cachorros sempre com uma sacola plástica para recolher a sujeira. Mas, vemos que o poder público não tem o mesmo cuidado com os equipamentos públicos".
Gilene Rodrigues, 44 anos, empregada doméstica.

"Passo sempre pela praça e a situação é sempre ruim. Nasci e me criei na cidade e percebo que a Prefeitura nunca se preocupou muito com as praças".
Abel Custódio, 56 anos, aposentado.

Posso ajudar?