Cidades

Abandono da AA Banco do Brasil gera medo em moradores da Vila Rio que temem invasão da área

Uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados, em plena avenida Salgado Filho, na Vila Rio de Janeiro, onde há mais de uma década funcionou o clube da Associação Atlética Banco do Brasil, em Guarulhos, está causando medo nos moradores da região. O terreno, que está completamente abandonado, foi invadido por moradores de rua e desocupados.

Nos últimos dias, sem qualquer segurança no local, restos de construção, como peças metálicas, telhas e até tijolos começaram a ser levados por vândalos, que destruíram ainda mais as ruínas do clube. A AABB contava com uma grande estrutura de clube social, com quadras cobertas e abertas de futebol, basquete e vôlei, piscinas e áreas verdes.

O GuarulhosWeb teve acesso a imagens internas, que demonstram situação de total abandono. Há pertences pessoais no local, o que demonstra que pessoas utilizam o espaço. Há um córrego no fundo, que dá acesso a uma área verde e serve como ponto de fuga entre a avenida Salgado Filho e a avenida Benjamin Haris Hunnicut. Em algumas salas, garrafas de bebidas alcoólicas vazias e muito lixo espalhado. Pedaços de telhados aparecem destruídos. Muitas telhas já foram levadas. As churrasqueiras estão abandonadas. A piscina está coberta por terra e muito mato.

Já na década de 2010, o clube foi fechado, mas por algum tempo havia seguranças que mantinham o local. Por um período, o colégio da Polícia Militar Cruz Azul,  vizinho ao terreno, chegou a utilizar as quadras da AABB que foram cedidas para a prática de esportes. Mas pouco tempo depois, o clube não permitiu mais a utilização e o estado de abandono foi tomando conta da área.

O GuarulhosWeb questionou a AABB em São Paulo sobre a área. “Como as AABBs de cada cidade são independentes, não temos informações sobre o local mencionado. Diante da grave situação relatada, recomendamos procurar o poder público de sua região.”.  O Banco do Brasil, que poderia ser responsável pela associação, informou que não tem responsabilidade sobre a área, mas apontou que a Federação Nacional das AABBs atua para resolver os problemas apontados, a fim de que o imóvel possa ser comercializado o mais breve possível.

A Prefeitura informou que há notificações contra a AABB por abandono registradas desde 2016. Há também parcelas do IPTU e multas com os pagamentos em atraso. Como se trata de uma área particular, a Prefeitura não tem poder para garantir a segurança ou limpar a área.

 

 

 

Posso ajudar?