No último sábado (20) 2.507 exames de Papanicolau foram coletados com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos. A iniciativa teve como objetivo conscientizar as munícipes sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer do colo de útero.
Os exames foram realizados por meio de agendamento prévio, busca ativa e demanda espontânea nas UBS, o que possibilitou alcançar mais mulheres, em especial aquelas que não conseguiram agendar previamente, mas que estavam no preparo correto para realizar o exame.
A campanha do Papanicolau realizada aos sábados é uma estratégia para ampliar as vagas de coleta e permitir o acesso às munícipes que trabalham durante a semana e, por esse motivo, não conseguem realizar o exame. Além disso, é um momento oportuno para os profissionais das unidades fornecerem orientações sobre a importância do cuidado com a saúde feminina.
O câncer do colo de útero é o terceiro mais frequente entre as mulheres no país, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte feminina. A doença é provocada pela infecção persistente de alguns tipos do papilomavírus humano (HPV), chamados de oncogênicos.
O exame
O Papanicolau tem como objetivo detectar precocemente possíveis alterações celulares no colo do útero. É um exame simples, rápido e indolor que pode ser feito em qualquer UBS no município. Vale ressaltar que o Papanicolau também pode detectar outras condições, como infecções, inflamações e doenças sexualmente transmissíveis, o que permite o diagnóstico e o tratamento precoce.
Quando o resultado apresenta alterações o médico pode solicitar exames complementares ou encaminhar a paciente a um especialista para avaliação mais detalhada.