O período escolhido para a campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, e finaliza no dia 10 de dezembro – o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.
Sobre os 16 Dias de Ativismo:
Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), iniciaram a “Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres são assassinadas por seus companheiros. A violência contra a mulher também assume outras formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras.
No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 através de mobilizações e esclarecimentos sobre o tema.
Para mais informações, ligue: 2472-6926