Tombada, porém abandonada, uma casa histórica no coração de Guarulhos, na rua Felício Marcondes com a Sete de Setembro, segue sem sofrer nenhuma ação de restauração, por parte da Prefeitura ou pelos proprietários.
A situação do local – que já sediou o Fórum Municipal, Secretaria de Obras, Junta de Alistamento Militar, Museu de Guarulhos e casa do ex-prefeito José Maurício – motivou a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) a organizar um "abraço no Casarão" como tentativa de chamar a atenção para a situação.
Porém, por falta de pessoas engajadas na causa, o "abraço" não aconteceu. Mas não impediu os presentes de distribuírem adesivos e informarem a população sobre o estado do patrimônio histórico que serve de estacionamento particular.
Membro da AAPAH e titular do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural, a técnica de museu Miriam Della Posta, 30, critica o descaso e teme uma possível ameaça de demolição. "O prédio virou paisagem. Tombado não significa que é inútil. Precisamos preservar a história da nossa cidade", afirma.
Saraceni – O caso da Casa dos Saraceni, que foi demolida recentemente, é um exemplo de patrimônio perdido. Segundo Miriam, o Ministério Público acatou a denúncia de irregularidades na demolição e já enviou um pedido de documentos para a Prefeitura, como a relação de leis que tratam do assunto e os procedimentos administrativos para o destombamento da Casa, além de documentos das secretarias de Habitação e de Assuntos Jurídicos. "Um dos herdeiros, João Vicente Saraceni, anexou uma mensagem no processo. A perda é irreparável, uma mancha em nossa história"