Economia

Abramat: setor de materiais de construção vê cenário menos pessimista para abril

Os empresários do setor de material de construção estão menos pessimistas com o cenário de abril, após notarem um desempenho mais positivo do mercado interno no mês passado. Entre os entrevistados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), 35% consideraram bons os resultados de março, enquanto 38% disseram que o período foi regular e 26% assinalaram o mês como ruim. Para abril, 21% das companhias projetam boas vendas, 59% têm expectativas regulares e outros 21% acreditam em um ambiente ruim ou muito ruim.

Após recuar para o seu pior nível histórico em fevereiro, a intenção de investimentos nos próximos 12 meses se manteve estável na passagem para março. Apenas 47% dos executivos ouvidos pela pesquisa assinalaram o desejo de investir em seus negócios neste ano, ante 71% no mesmo período de 2014.

As expectativas sobre as ações do governo para o setor, por outro lado, pioraram e 6% dos empresários se disseram otimistas com os resultados das iniciativas federais, ante 11% em fevereiro. Os que se disseram pessimistas eram 44% e os indiferentes somavam 50% dos entrevistados.

O presidente da Abramat, Walter Cover, destacou que a indústria de materiais, que apesar da queda nas vendas não demitiu funcionários em 2014, começou a dispensar funcionários no início deste ano. De acordo com ele, para melhorar suas expectativas, o setor espera o lançamento da terceira fase do Minha Casa Minha Vida, uma aceleração no processo de oferta de concessões e a flexibilização da proposta de mudança na desoneração da folha de pagamento.

Posso ajudar?