Cidades

Abuso, exploração sexual e trabalho infantil são tema de seminários

Milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo estão expostas a riscos diversos, próprios da infância e adolescência. No Brasil, além desses, há um outro, vergonhoso, silencioso para a sociedade, mas ruidoso e devastador para alguém que está em formação psíquica. Tratam-se dos casos crescentes de abusos e exploração sexual que acontecem de forma numerosa dentro e fora de casa e que causam traumas doloridos e permanentes nas vítimas. Esses tipos de violência, mais a exploração do trabalho infantil, serão tema de dois seminários promovidos pela Prefeitura de 18 a 20 de maio.
 
Pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), está prevista celebração pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no dia 18, com seminário das 13 às 17h (no auditório do Paço Municipal – Av. Bom Clima, 91), sob o lema “Esquecer é permitir, Lembrar é Combater”. Participam do evento a conselheira Tutelar Sueli Marques; a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Natalie Riskalla Anchite; e o juiz da Vara da Infância e Juventude, Paulo Bernardo Bacaratt, entre outros palestrantes.
 
No dia seguinte, haverá mobilização para panfletagem e conscientização da população em feiras livres e no comércio de rua, nos seguintes bairros: Centro, Vila Galvão, Jardim Moreira, Cidade Soinco, Jardim Santa Emília e Jardim Angélica. Estão integrados nessa atividade agentes do ProJovem, do Programa Saúde da Família (secretaria da Saúde), Abordagem Social (SDAS) e da Secretaria da Educação.
 
No dia 19, serão promovidas adesivagem de veículos e distribuição de panfletos, além de conversa para orientação e sensibilização dos motoristas que estiverem trafegando pelas ruas próximas à Praça IV Centenário.
 
 
Trabalho Infantil
 
 
Em outra frente, mas com o mesmo propósito, de conscientizar a população sobre a exploração sexual de crianças e o trabalho infantil, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) promove o 5º Seminário de Turismo Sustentável e Infância, no dia 18, das 8h às 13h. O evento será realizado no Auditório C da UNG, a Universidade Guarulhos (Praça Teresa Cristina, 88, Centro).
 
 
O pano de fundo para esse trabalho é a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. As Olimpíadas, como negócio, têm dois aspectos distintos: movimenta a economia formal, gera divisas, mantém os empregos, ajuda a divulgar a imagem do País no exterior; mas, por outro lado – e essa é a parte negativa – abre o flanco para que crianças em situação de risco (carentes, abandonadas, oriundas de famílias desestruturadas ou vítimas de violência doméstica) virem presa fácil para o aliciador endinheirado disfarçado de turista.
 
 
Como o Aeroporto de Guarulhos é a principal porta de entrada de turistas e as Olimpíadas devem aumentar o número de visitantes também por aqui, a Prefeitura está criando canais de discussão sobre o tema para evitar que meninos e meninas sejam aliciados.
 
 
O 5º Seminário de Turismo Sustentável e Infância terá, entre os palestrantes, Fernanda Salomão, especialista em Psicologia Hospitalar do Hospital das Clínicas (USP) e em Clínica Psicanalítica com Crianças e Jovens Surdos (PUC-SP), Kelly Gonçalves Lima, advogada e pós-graduada em Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA) e membro da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo do Tribunal de Justiça de São Paulo; Núbia Lima Reis, teóloga, pós-graduada em Organização e Gestão de Políticas Sociais.

Posso ajudar?